Cuidados com cabelos cacheados

Cuidados com cabelos cacheados

 

Curtos ou longos, com ou sem definição, super volumosos ou bem alinhados: a variedade dos cabelos cacheados é grande! Se você chegou aqui cheia (ou cheio) de dúvidas sobre os seus cachos, já anota todas essas dicas e compartilha com a gente as que você tiver. Vamos lá?

Primeiríssimo de tudo: você já sabe qual o tipo do seu cabelo? Conhecer os seus fios é uma etapa fundamental para cuidar deles da forma correta. Ele pode ser mais ondulado, cacheado ou crespo. Confere nessa tabela o tipo do seu fio:

Identificou sua curvatura? Agora sim podemos começar! O cabelo cacheado tende a ser mais seco que os outros tipos de cabelo. Como o fio não é reto (liso) a oleosidade do couro cabeludo demora um pouco mais a chegar nas pontas. Assim, quanto mais cacheado ele for, mais tendência tem de ressecar. Por isso, é fundamental a hidratação e nutrição frequente. Toda vez que for lavar os cabelos use um condicionador potente e deixe agir por cerca de 2 minutos. As máscaras hidratantes devem ser usadas, no mínimo, toda semana, por 10 a 15 minutos.

Ainda no banho, fiquem atentos à temperatura da água. A gente sabe que um banho quentinho nesse frio é uma delícia né? Mas os fios não acham a mesma coisa. A temperatura ideal é de morna a fria. Um último enxágue com a água fria então… é ótimo para recuperar o brilho das madeixas!

Na hora de finalizar, você escolhe o ritual de acordo com o #mood do dia. Dá para deixar ele mais definido ou todo bagunçado, variando a quantidade, o tipo do finalizador e a forma como você vai modelar.

Para deixar os cachos mais definidos você pode fazer a fitagem. Essa técnica consiste em passar um ativador de cachos nos fios ainda úmidos, logo após o banho, separando as mechas com os dedos, formando fitas. Depois você amassa essas mechas com a palma da mão, de baixo para cima. Aí é só deixar secar naturalmente ou com o auxílio de um difusor. Quando estiver completamente seco, seu cabelo vai estar com um aspecto durinho. É só passar um pouco de reparador de pontas nas mãos e ir amassando novamente as mechas. Uma dica extra: o nosso Cauterizador de Pontas Duplas cumpre essa função com excelência. Algumas gotinhas na palma da mão e pronto, você termina de modelar os fios evitando o frizz e protegendo o cabelo.

Já quem gosta dos fios mais bagunçadinhos e menos definidos pode ir abrindo os cachos com os dedos depois de seco, lembrando que sempre precisa do auxílio de um reparador de pontas para evitar o frizz e manter o brilho.

Aos adeptos e adeptas do volumão: é só desgrudar o cabelo da raiz com a ajuda da ponta dos dedos ou com um pente garfo.

 

Nesse vídeo a gente dá mais dicas sobre a finalização do cabelo cacheado

 

Na hora de dormir, usar fronha de cetim é ótimo para reduzir o atrito entre o cabelo e o travesseiro, diminuindo o frizz ao acordar. A touca de cetim no lugar da fronha vale também!

Agora a última e melhor dica de todas: ame seu cabelo e cuide dele com carinho! Independente do formato, do tamanho e da cor. A regra que vale é você se sentir bem e feliz.

Escreva um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *