Brasil é o 4° maior mercado da beleza e dos cosméticos do mundo

Brasil é o 4° maior mercado da beleza e dos cosméticos do mundo

Um fato é: nós, brasileiros, gostamos de cuidar da gente! Com o crescimento do mercado da beleza e dos cosméticos, o nosso corpo, pele e cabelo nunca foram colocados em um nível tão alto de importância como agora!

Isto indica não somente que os consumidores passaram a cuidar mais de si, mas que as empresas e marcas queridinhas de produtos de beleza ganharam um gás de inovação, preservação da autoestima e mais espaço nos lares de milhares de pessoas.

Além disso, os resultados dos investimentos, apesar de calculáveis, têm o seu lado intangível super aguçado: é um prazer mudar a vida de pessoas por meio do que fazemos de melhor como indústria de cosméticos.

Dos números à sua real representatividade, vem conhecer este mercado com a gente!

 

O mercado cresceu muito durante a pandemia!

Certamente estamos vivendo um boom da tecnologia e do compartilhamento de informações. Principalmente em tempos de distanciamento social, como demandado pela pandemia da COVID-19, as redes sociais nunca tinham sido, de maneira tão exacerbada, um lugar de matar saudade, de “encontros” casuais, de reuniões importantes e de colher informações de como cuidar melhor de nós e do nosso entorno.

Com as pessoas mais conectadas e mais dentro de casa, necessidades e demandas foram surgindo…

Sabe quando você passa a ter um momento a mais para olhar para si e analisar o seu interior; para olhar para o espelho com mais frequência e perceber que há manchinhas e marcas de envelhecimento na pele e pontas duplas no cabelo?

Foi justamente isso que aconteceu! O ficar em casa nos tornou mais fiéis, comprometidos e cuidadosos conosco.

Como resultado, o mercado da beleza registrou altíssimas compras em plataformas virtuais, um faturamento de 167 bilhões de reais só no Brasil, e os consumidores passaram a se ver mais confiantes.

 

Sabe quem ganhou muito com isto? O planeta!

A necessidade de se falar sobre o ambiente que nos cerca, como a preservação do meio ambiente, também é um assunto que esteve (e está) super em alta!

Primeiro que as marcas entenderam que, para uma vida longínqua, é preciso considerar todos os grupos que compõem, direta ou indiretamente, o ecossistema corporativo: clientes, colaboradores, prestadores, fornecedores… E meio ambiente!

O segundo ponto é que os consumidores também ficaram mais conscientes e passaram a investir mais em marcas que tenham propósitos de impactar o planeta positivamente, com redução de lixo, embalagens sustentáveis, coletas seletivas e diminuição de poluentes para a atmosfera.

Desde o seu início, a Clorofitum Cosméticos, sempre apresentou toda a sua inovação, tecnologia e atenção às necessidades que pulsam nos corações dos consumidores sem testar em animais, produzindo embalagens sustentáveis e tendo um portfólio majoritariamente vegano. 

Temos um orgulho imenso de dizer que é por meio deste caminho que buscamos ser memoráveis: ter uma comunidade de adeptos, presença social, posicionamento de acordo com o que defendemos, criação de conteúdos informativos, engajamento de pessoas e causas, e impactos positivos cada vez mais numerosos e de acordo com o cenário atual. 

 

Mudanças de rota: quais produtos ganharam relevância?

Se antes os produtos de maquiagem, como base e pó, eram os queridinhos deste mercado, hoje eles perderam seu posto de privilégio para segmentos de skincare e aqueles que deixam as nossas madeixas do jeito que amamos!

Com este aumento recente da demanda, as inovações surgiram a todo vapor e o mercado entendeu que era preciso fabricar produtos que atendam diferentes tipos de fios e de pele.

E não é que deu certo?

Segundo dados da consultoria global Euromonitor International, até 2024, veremos um aumento de 5,5% de produtos que cuidam da nossa cútis e 1,8% para aqueles que conversam cara a cara com os nossos cabelos.

Tudo se impulsionou com a pandemia…

E olhem só o que aconteceu: em um momento de mais autoconhecimento e olhar para si, o mundo normalizou o natural!

Quem não viu stories da sua blogueira preferida sem maquiagem, a live da cantora baiana Ivete Sangalo de pijama ou não participou de uma reunião com latido de cachorro ao fundo e com a sua pantufa quentinha?

É exatamente disso que estamos falando: pessoas normais vivendo vidas normais.

E nessa normalidade de idas e vindas em reuniões e aulas virtuais, em que só o nosso rosto aparece, encontramos um ponto de intersecção: priorização da saúde da cútis e dos fios.

Produtos como cremes hidratantes, máscaras de tratamento, tônicos e águas termais ganharam força e importância em nossos corações e rotinas.

 

O mais importante é estar onde podem nos achar!

Com certeza, poder acompanhar os consumidores mais de perto, entender suas rotinas, receios e necessidades foram motivos norteadores e que deram gás à inovação.

Não só as particularidades de cada um se tornaram focos do desenvolvimento de produtos, como os pontos de venda precisaram aumentar e as plataformas de interação se multiplicaram.

Foi assim que os motivos para se investir ganharam força e conhecimento:

  • Mercado super aquecido;
  • Aumento de consumidores;
  • Priorização de inovação e desenvolvimento de novos produtos;
  • Aproveitamento do know-how (saber-fazer) do que já conhecemos do mercado da beleza;
  • Possibilidade de começar uma franquia diretamente de casa;
  • Brasil representa o quarto maior mercado do mundo;
  • As facilidades estão cada vez maiores com o aumento da demanda.

Com todo este cenário, percebemos que beleza vai muito além da produção super arrojada: está nos pequenos detalhes, nos cuidados diários e na autoestima que nunca esteve tão em alta.

É trabalhando para suprir necessidades e alcançando resultados esperados que o mercado da beleza e dos cosméticos avança para ser cada vez mais inclusivo, diversificado e preciso.

 

Que delícia conversar com você! O que mais estão aprendendo durante este período todo? Separamos aqui alguns dos mais importantes ensinamentos para a gente. 

Se quiser conhecer mais sobre o nosso negócio e em como podemos alcançar mais pessoas juntos, nos mande uma mensagem por aqui ou por alguma de nossas redes sociais!

 

Com carinho,
Clorofitum.

Escreva um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *