Cachos definidos: amando e cuidando melhor de cada mecha

Cachos definidos: amando e cuidando melhor de cada mecha

Vamos começar com uma pergunta-chave: qual cacheada nunca ouviu que o seu cabelo “deve dar muito trabalho para cuidar”? Mal sabem que grande parte do “trabalho para cuidar” se deve, simplesmente, a se adaptar a cuidados específicos para cachos definidos.

Lindos, vivos e em um formato que sempre está pronto para sair brilhando por aí. Esta é a definição mais correta de cabelos cacheados. Eles carregam uma beleza surreal em cada mecha encaracolada que cai. Com a forma e volume que ganham, quando bem cuidados, é possível fazer dos penteados mais ousados a optar por simplesmente deixá-los livres, leves e soltos. 

Mas, como nem tudo são flores, há um impasse com os cachinhos: à medida que os fios crescem, vão ganhando forma e ficando enrolados. O grande entrave é que nem sempre os nutrientes e oleosidade natural que se originam na raiz conseguem alcançar todo o comprimento dos fios.

Entretanto, se o seu sonho é desfilar com os seus cachos definidos por aí, não se preocupe, porque é super possível. Acompanhe este artigo para ficar por dentro!

Antes de tudo, conheça os erros mais comuns no caminho por cachos definidos

Muitas vezes, agimos de maneira que estamos crentes de que um bom trabalho está sendo feito. Mas lendo bastante e interagindo com outras cacheadas, pode-se perceber os erros que estão impedindo a definição e vivacidade dos fios. 

E não há problema algum nisto! Saber onde erramos é essencial, não só para corrigir o que está sendo feito de errado, como também trazer uma revolução ao cabelo e uma reviravolta invejável ao visual.

Lavar com frequência 

Como os nutrientes provenientes da raiz demoram um tempo maior para alcançar todo o comprimento do cabelo cacheado do que de um liso, ele precisa de um tempo maior para isso. É como se cada vez que você lavasse, o caminho dos nutrientes rumo às pontas recomeçasse do zero. 

Além disso, por se tratar de um cabelo naturalmente mais seco, ele demora muito mais tempo para sujar. Então, opte por lavar de 2 a 3 vezes por semana, ok? Nada mais do que isso 😊 

Pentear sem umedecer 

Aqui suplicamos para que nos faça um imenso favor: não maltrate seu cabelo dessa forma. Quanto mais seco ele estiver, maior a chance dos fios quebrarem e de formarem um frizz incontrolável. 

Primeiramente, umedeça os fios para então desembaraçar com um pente, das pontas à raiz.

Dormir com o cabelo molhado

Aposto que você já ouviu muito por aí que dormir com o cabelo molhado garante maior definição. Certo? Errado. 

Os fios molhados e amarrados são obrigados a ficarem juntinhos por horas e, o atrito constante com o travesseiro faz com que eles fiquem amassados. Além disso, a umidade durante toda a noite pode resultar em apodrecimento da raiz, surgimento de fungos e chegar até a entupir os poros capilares. 

Então, cuidado com essa prática não tão legal de buscar definição dos fios, tá? 

Encontre o ativador de cachos que mais combina com o seu cabelo

O seu cabelo com muito mais personalidade

Claramente, você já percebeu o quanto os cachos dão personalidade e vida ao formato do nosso rosto. Em um dia você pode querer tê-lo solto e bem volumoso. Noutro, a escolha pode ser um rabo de cavalo ou até mesmo mechas mais brandas e discretas. Depende de você, da vibe do dia e se se trata de um bad ou good hair day. 

Por muito tempo, o liso foi quase que predominante. Mas, agora, muitas pessoas estão apostando em mais volume, definição e movimento. Em outras palavras, os cachos estão entrando no jogo e sendo amados.

A atenção especial que o seu cacho precisa 

É preciso entender que os cuidados com os cachos são muito particulares e devem seguir uma rotina de tratamento específico e focado nas necessidades e nutrientes que as mechas precisam. É preciso respeitar as particularidades e especificidades deste cabelo.

Acompanhe algumas dicas infalíveis:

  • Escolha shampoos específicos para cabelos cacheados; 
  • Invista um tempo de cuidados antes de dormir; 

O ideal é dormir com o cabelo preso – desde que seja em um penteado mais frouxinho para não danificá-lo. Pode até umidificar os fios bem levemente com produtos hidratantes só para que ele acorde ainda mais vivo. 

  • Fronhas de cetim são tudo! As de algodão roubam todos os nutrientes e brilho do seu cabelo;
  • Na hora de lavar, teste uma toalha de microfibra. Vai dar um resultado bem interessante;
  • Nutrição e tratamento capilar são indispensáveis;
  • Os ativadores de cachos são os seus melhores amigos!

Esses cachos, tão lindos, transmitem uma autenticidade surreal. É por isso que eles sempre chegam chegando, transmitem muita vida e, consequentemente, merecem e precisam ser bem tratados. 

Da Clorofitum para você!

Aqui queremos te dar mais duas dicas muito especiais, focadas em nossas clientes. Sabemos bem que, às vezes, as cacheadas lidam com um day after um pouco conturbado. Acontece que o dia que sucede à lavagem pode deixar o cabelo um pouco seco, com frizz e com uma aparência não tão desejada. Isso acontece porque a busca por cachos definidos deve estar em todas as ações e cuidados com os fios.

Dica 1: como definir ainda mais os cachos?

Os cachos precisam de umidificação, atenção na hora de dormir, cuidados ao pentear, modelador de cachos, óleo capilar e cremes hidratantes específicos.

Dica 2: que tal penteados em um bad day hair? 

Se tem algo que cabelo gosta, é de ficar e se sentir solto para que não tenha a sua fibra capilar comprometida ou o efeito quebradiço prolongado. Mas tem dias que é preciso sair ousando por aí com tranças, coques e acessórios como grampos e lenços, né? Com certeza é uma boa pedida! 

Estamos com você nessa!

Conheça a linha Zero Poo Cachos, da Clorofitum Cosméticos. Com esta fórmula mais verde e sustentável, fica ainda mais fácil de tratar e manter cachos definidos em um cronograma de tratamento. 

Conheça os produtos que serão seus amigos: shampoo, co-wash, máscara, ativador e reativador de cachos.

Por fim, o que temos a dizer é: conheça o seu cabelo. Como ele se comporta em dias frios, chuvosos, quando é muito exposto à luz solar? E quando você passa determinado produto nele? Como reage? Ah! Ele prefere pentes ou escovas? Ele gosta de secador? 

Interrogue-se de verdade! Assim você estará muito mais atenta às mudanças, adaptações e cuidados que o seu cabelo precisa. De presente, ele vai te dar cachos definidos.

 

Com carinho, 

Clorofitum. 

 

Escreva um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *