Como ter um Instagram de destaque e se dar bem no empreendedorismo digital?

Como ter um Instagram de destaque e se dar bem no empreendedorismo digital?

Não podemos negar: o crescimento do Instagram está aceleradíssimo. Cada vez mais a plataforma se torna uma das redes de relacionamento mais queridinhas de pessoas de todas as partes do mundo. Assim como a tecnologia impulsionou relacionamentos distantes, deu espaço para que o empreendedorismo digital florisse.  

A Austrália nunca esteve tão perto de nós, negócios que existem no Oriente Médio nunca foram tão acessíveis e mandar um direct para aquele amigo dos tempos de escola jamais atingiu um ápice de aproximação como agora.

A globalização, impulsionada pelo digital, veio para nos mostrar que é possível levar seu empreendedorismo para uma plataforma poderosa, de alcance escalável e com grau de diferenciação surpreendente.

É empreendedor ou empreendedora e quer saber como ter um Instagram de destaque? Então este artigo é para você! 😊

 

 

Aquecendo os motores

É muito importante você entender um ponto crucial da estruturação de negócios poderosos: antes de parecer, SEJA.

Com isto queremos dizer que é preciso ter muito claro, de forma íntegra e honesta, o que seu produto ou serviço representa para seus consumidores:

  • Qual a sua área de atuação?
  • Qual a transformação você leva?
  • Por que você existe enquanto marca?
  • Qual público você atende?
  • No que você acredita? Quais valores e crenças fazem parte da sua marca?

Vamos ao exemplo:

  • Beleza;
  • Levar uma autoestima autêntica e sustentável à mulheres e homens modernos;
  • Para que mais pessoas possam se olhar no espelho com afeto e se sentir bem com produtos que não degradam o meio ambiente;
  • Homens e mulheres modernos, de 25-50 anos, cuja principal necessidade seja mudar a relação que têm consigo e a degradação que provoca ao mundo;
  • Sustentabilidade, veganismo e em uma beleza sem padrões.

 

E por aí? Quais respostas se encaixariam à sua realidade?

Agora sim, estruturando essas respostas de forma muito clara em um documento e na sua mente, é possível ter um empreendedorismo digital que promoverá mudanças reais na vida dos consumidores.

 

 

Empreendedorismo digital na prática: 4 passos para ter um perfil de destaque

Mais de 1 bilhão de pessoas têm um perfil ativo no Instagram, ele está entre as 5 redes sociais mais populares do mundo e a maioria dos usuários permanece online por pelo menos 53 minutos por dia.

Gente para caramba, né? E onde há pessoas, há oportunidade de negócios.

Como estamos falando de uma rede de relacionamento, e não de venda direta, é preciso oferecer conteúdos de valor para a sua audiência, construir uma atmosfera de conexão e, claro, se relacionar com as pessoas.

Vamos aos passos estratégicos:

 

  • Tenha uma biografia bem posicionada

Os 160 caracteres oferecidos pelo Instagram para preencher a biografia é mais do que suficiente para você mostrar o PORQUÊ existe. É a partir dela que os visitantes terão o primeiro contato com o seu empreendimento e, consequentemente, escolherão se vão permanecer.

Este é um espaço para não ter só informações burocráticas e institucionais, mas para gerar conexão e mostrar que seu negócio realmente leva uma transformação importante e útil para a vida do seu público.

Voltando ao nosso exemplo lá do início: mais importante do que vender produtos de beleza, é vender AUTOESTIMA por meio desses produtos.

 

 

  • Organize destaques estratégicos

Os destaques funcionam como uma espécie de mapa que orienta os visitantes a como podem consumir os conteúdos e informações do seu perfil. Assim, eles podem ir direto ao ponto que mais faz sentido para aquele momento.

Deixe disponível informações direcionadas, como formas de pagamento/entrega, dicas infalíveis, bastidores, história da marca, serviços/produtos disponíveis, dúvidas e depoimentos de clientes.

 

 

  • Confirme seu posicionamento no feed

Sabe o posicionamento do seu empreendedorismo digital que você colocou na biografia? Agora é hora de provar no feed que você realmente promove aquela transformação.

Como se trata de uma rede de relacionamento, é preciso criar um ambiente interessante, relevante e humano para quem chega até você.

E como fazer isso? Criando conteúdo, gerando uma atmosfera de valor, ensinando pessoas e educando o mercado.

Ok. As pessoas já entenderam que você vende produtos de beleza sustentáveis, veganos e que você leva autoestima por meio deles.

Mas, e agora? Por que alguém compraria o SEU produto em detrimento de outro? Como podem ser utilizados? Em qual situação? Como a autoestima está relacionada a eles? 

Todas essas informações precisam estar no seu feed para que seus clientes e potenciais clientes entendam a importância e valor do seu negócio na vida deles.

 

  • Jamais se esqueça que todos os sinais emitidos transmitem mensagens

Por sinais, entende-se cores e fontes utilizados, roupas, tom de voz, músicas de fundo, qualidade das imagens e das informações.

Cada um desses elementos emite sinais e determina como as pessoas vão perceber a sua marca. Por isto:

  • Monte uma identidade visual agradável;
  • Escolha as cores de acordo com o significado de cada uma;
  • Escolha um tom de voz congruente com seu público;
  • Produza conteúdos de acordo com as maiores dores e questionamentos que sua audiência tem.

Trazer seu negócio para o mundo digital é extremamente poderoso, afinal, como vimos lá no início, só no Instagram já são mais de 1 bilhão de contas ativas.

Falamos que o Marketing é feito de consistência, persistência e comprometimento. Nenhuma grande árvore cresce se não for plantada, regada e cuidada continuamente, né?

Saiba de uma vez por todas como ter um empreendimento digital rentável e que pode ser construído diretamente da sua casa:

 

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Com carinho,

Clorofitum

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