Ensinamentos da pandemia: o que o coronavírus vem nos ensinando

Ensinamentos da pandemia: o que o coronavírus vem nos ensinando

Surgida em novembro do ano passado na cidade de Wuhan, na China, a pandemia da COVID-19 chegou ao Brasil em março. A partir de então, novas formas de trabalhar, de cuidar da gente, de nos fazermos presentes, de comemorar e, principalmente, de demonstrar que nos importamos com a dor do outro, chegou para ficar. 

Em momentos assim, aprendemos que muito mais importante do que a resiliência, é nos lembrarmos de que as nossas ações podem impactar de forma positiva ou negativa a vida de alguém.

Não foram só as máscaras que tivemos que incluir em nossas rotinas, mas também foi preciso aprender uma série de novos hábitos e de maneiras de sermos nós: com saúde, assumindo compromissos, desenvolvendo habilidades e fazendo o máximo para diminuir o número de vítimas.

Neste artigo super especial, separamos alguns dos maiores ensinamentos que a pandemia está deixando ao mundo (e claro que trouxemos dicas imperdíveis para que os cuidados continuem!).

 

O lado menos obscuro da pandemia 

Um cenário completamente apocalíptico, nunca antes visto, de extrema crise política e econômica, de comoção com o alto número de mortes, e de profunda preocupação com a saúde mental e física da população. Talvez seja assim que muitos descreveriam toda esta situação, né? 

Entretanto, gostaríamos de acrescentar um ponto muito importante: também é um cenário de redobramentos, voltas por cima, superação de obstáculos e de medos, e de lições super enriquecedoras. 

E é aí que te perguntamos: o que aconteceu de bom na sua vida desde março? Aprendeu a cozinhar uma nova receita, a cuidar melhor do cabelo e da pele, desenvolveu uma nova habilidade, passou mais tempo com a família, foi recolocado no mercado de trabalho ou viu alguém superando a COVID-19?

Seja lá qual tenha sido o ponto pelo qual você se orgulhe, saiba que ele é de extrema relevância e deve ser comemorado!

Em tempos de pandemia, devemos nos orgulhar com os nossos avanços e conquistas 😊 

Confira algumas das lições que achamos super pertinentes:

O espírito coletivo deve imperar 

Já ouviu falar que “juntos somos mais fortes”? A pandemia nos mostrou que quando não obedecemos às medidas preventivas e não utilizamos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como as máscaras, ficamos desprotegidos. 

Falamos no plural porque, quando nos protegemos, estamos cuidando do outro também. Por isso, só combateremos e reverteremos este cenário se formos juntos. 

A gente precisa da gente

Muitas vezes, inseridos naquela correria do cotidiano, não percebemos o quanto somos necessários e importantes para nós mesmos. Durante este período de distanciamento social, nos demos conta de que um tempinho para cuidar do nosso corpo, hidratar a pele ou mesmo para se dedicar a algum hobby, são muito essenciais.

O seu cabelo e a sua pele amaram os seus cuidados  

Olha, certamente você não tem as mãos abençoadas nem as técnicas de sucesso da sua cabelereira preferida, mas apostamos que você dominou as habilidades de cuidados caseiros durante a necessidade do distanciamento social. 

Claro que os shampoos e máscaras de tratamento produzidas pensando no seu tipo de cabelo fizeram total diferença, mas você precisou ler bastante, entender melhor sobre a estrutura da sua fibra capilar e separar um tempinho precioso para promover saúde aos fios. 

Com um cabelo todo saudável, a pele não poderia ficar de fora, né? Apostamos que passou a entender melhor sobre a importância de estabelecer um compromisso com ela desde a hora que acorda. 

Os pequenos momentos importam

Sabe aquela sensação gostosa de tomar um sol, sentir a brisa do mar, sair com os amigos ou levar as crianças para um passeio em um domingo ensolarado? 

Hábitos simples, que considerávamos rotineiros, passaram a ser perigosos.  

Foi assim que a internet lotou de notícias de casais se reencontrando depois de meses de aeroportos fechados, vídeos de aniversários comemorados da sacada de um prédio e até registros de sinais de fumaça enviados para pessoas queridas. 

Percebemos que o simples importa (e muito!). 

Precisamos cuidar do nosso planeta 

Talvez os mais pessimistas digam que estamos adoecendo continuamente e rapidamente. Contudo, gostamos de dizer que estamos aprendendo continuamente e rapidamente

Entendemos que se não cuidarmos do nosso meio ambiente hoje, os recursos naturais, a diversidade da natureza e o privilégio de respirar ar puro se esgotarão com o tempo. 

A Clorofitum Cosméticos já nasceu com a palavra ‘sustentabilidade’ na mente, assim quando fomos definir a alma da nossa marca. Durante a pandemia, reafirmamos a importância de impactar positivamente o meio que nos cerca. 

Nascemos para ver os animais e as plantas como amigos e para ser memorável na vida de quem nos conhece.

E é por isso que inserimos o cuidado em cada um de nossos passos e produtos: não testamos em animais, as nossas sacolas e embalagens exclusivas são sustentáveis e temos o orgulho de dizer que mais de 90% dos nossos produtos são veganos. 

Manter a saúde física e mental faz a diferença  

Casa virou escritório, academia, salão de beleza, loja, lugar de meditação e lar. Ela também teve que se desdobrar para que pudéssemos desempenhar as nossas inúmeras necessidades e atividades diárias. 

E não é que, de certa forma, deu certo? Quando começamos a perceber que as academias não poderiam abrir tão cedo, tivemos que adaptar o que tínhamos em casa para fazer o corpo se movimentar. 

Quando começamos a perceber ansiedade ou mesmo tristeza com toda esta situação, a saúde mental precisou ser priorizada – e, em alguns casos, até mesmo acompanhada. 

E tudo bem, tá? Por mais que tenhamos que continuar com a nossa vida, lembre-se de que ainda estamos no meio de uma pandemia e, sim, sentimos muito por tudo.

 

Dicas de ouro da Clorofitum 

Como não brincamos em serviço e nos preocupamos muito com os nossos clientes, amigos e familiares, separamos um checklist super completinho para você manter os cuidados em dia com a sua pele e cabelo durante esta temporada de calor. Aí vai: 

Pele
  1. A pele deve ser mantida limpa, seca e hidratada;
  2. Minerais devem ser repostos e agressões externas amenizadas com o auxílio da água termal;  
  3. Protetor solar é fundamental e deve ser passado diariamente;
  4. É preciso evitar tratamentos de pele com laser e produtos químicos, e intensificar a esfoliação de pele;
  5. Líquidos e alimentação balanceada são requisitos indispensáveis;
  6. Use acessórios, como chapéus e bonés, para se proteger ainda mais; 
  7. Tenha horário certo para curtir o sol. 

Saiba mais aqui. 

Cabelo
  1. Prepare o cabelo para as estações de calor;
  2. Use e abuse dos finalizadores;
  3. Cuide muuuito bem dos fios depois da praia e piscina;
  4. Atente-se ao excesso de oleosidade do couro cabeludo durante o calor;
  5. Utilize chapéu e boné para uma proteção ainda maior;
  6. Cuide super dos cabelos coloridos;
  7. Deixe o secador e a chapinha um pouco de lado.

Saiba mais aqui . 

 

Foi justamente quando nos encontramos com a dificuldade e com um cenário completamente desafiador e, ao mesmo tempo, disruptivo, que entendemos que a solidariedade, a gentileza, a empatia, a resiliência, a inovação e a sustentabilidade podem salvar o mundo. 

Viu só? Podemos tirar bons proveitos até mesmo de uma pandemia! 

E você? O que tem aprendido com tudo isso? Deixe nos comentários 😊

Escreva um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *