Gravidez, cabelos mais bonitos e reflexões sobre essa fase

Gravidez, cabelos mais bonitos e reflexões sobre essa fase

Sabe aquele efeito de cabelo crescendo rápido, forte e brilhoso que você busca por meio de cuidados rotineiros? Este é o combo da gravidez!

Isso mesmo! Além da experiência de carregar um serzinho iluminado dentro de suas barrigas, as mamães também vivem a fase (e o privilégio) de cabelos mais bonitos e reluzentes.

É justamente o desequilíbrio hormonal e as alterações emocionais, causadores das cólicas, sensibilidades e náuseas, que garantem vitalidade aos fios.

Vamos bater um papo sobre este assunto? Te contamos tudo neste artigo!

O que acontece com os fios durante a gravidez?

Normalmente, 40 semanas é o período que marca o início e o fim de uma gestação. Este é o tempo que o corpo pede para se adaptar e gerar uma vida, e que a mente aproveita para controlar a ansiedade, escolher um bom nome e deixar tudo prontinho para a chegada do bebê.

Geralmente, quando a mulher engravida, ela se vê diante a alterações hormonais e instabilidades emocionais. E falamos geralmente porque a intensidade das consequências varia de corpo para corpo, certo?

Mas garantimos que as gravidinhas têm outros inúmeros motivos aparentes para uma gestação feliz!

Pensa só: o corpo agora passa a ser morada para mais um ser humano – que também precisa ser bem cuidado e nutrido. Então, para que o corpo possa trabalhar por dois e não esgotar suas funções, precisa de um metabolismo mais acelerado.

Está aí a primeira grande felicidade das grávidas e dos salões de beleza: cabelos crescendo em ritmo acelerado e as mulheres investindo mais em cortes que combinem com o momento lindo e cheio de vida que vivem.

Além disso, com o aumento da circulação sanguínea e com os hormônios da progesterona e do estrogênio atingindo altas incidências sobre o corpo, os fios ficam mais fortes, mais volumosos e mais brilhosos.

Vamos te contar uma curiosidade em off: sabe qual é o segredo do estrogênio? Ele é tão poderoso que, durante todo o período da gravidez, mantém os fios somente na fase anágena (período marcado pelo crescimento).

Está explicado, né? 😊

Cuidados com os fios das (quase) mamães

Às mamães acostumadas a utilizar produtos com muita química, como formol e guanidina, e cheiro forte, recomendamos que deem uma pausa durante todo o período gestacional. Ao se juntarem às alterações hormonais, estas substâncias podem causar prejuízos à saúde do bebê e potencializar alergias na pele da mulher.

Portanto, as colorações, relaxantes e alisamentos devem dar uma pausa. É aí que entram os produtos que fazem a manutenção da cor e diminuem os fios brancos sem fazer o uso de qualquer substância tóxica. Eles são tudo de bom 😊 

O mais importante é que sejam produtos que não entrem em contato direto com o couro cabeludo, para que não atinjam a corrente sanguínea e, consequentemente, venham a interferir no feto ou na amamentação. 

Confira as dicas

Diante às diversas transformações, precisamos manter os cuidados para que, após os hormônios se acalmarem, o choque não seja grande. Dê uma espiadinha nas dicas:

  1. Não é por que ele está maravilhoso e crescendo rápido que você irá abandonar o seu cabelo, né? Ele precisa de você para se manter assim! Portanto, se você é uma leitora assídua aqui do blog da Clorofitum Cosméticos, sabe que um cronograma capilar seguido direitinho faz toda a diferença.
  2. Com os cabelos mais volumosos, a atenção com a higienização dos fios e do couro cabeludo deve ser redobrada. Com as transformações hormonais, escolha o shampoo que mais combine com as características do seu cabelo nessa fase.
  3. Mantenha a hidratação em dia! As máscaras capilares são as grandes aliadas em todo o processo justamente por dispensarem ativos químicos perigosos. Elas penetram na fibra capilar do cabelo e promovem hidratação, reconstrução ou nutrição (depende da necessidade aparente dos fios).
  4. Cuidado com os secadores e chapinhas! Com as oscilações hormonais, é normal que o cabelo apresente períodos mais secos ou mais oleosos. Principalmente nos mais secos, o jato de ar quente pode potencializar o ressecamento e a quebra.
  5. O estilo de vida e a alimentação balanceada das mamães é essencial para trazer um maior equilíbrio e nutrição ao corpo e, consequentemente, à aparência das madeixas.

Tudo bem com o bebê e com a mãe? Então já podemos falar sobre o período pós-parto

Este é o momento em que o corpo vira e fala: “cansei”. Ele trabalhou intensamente e arduamente por 9 meses. Agora, com o bebê saudável e crescendo, ele volta ao ritmo menos acelerado e diminui as taxas hormonais da mulher.

Após o nascimento, o corpo da mãe diminui as taxas de hormônio e novas transformações surgem. O estrogênio, que causa o crescimento acelerado dos fios, cai drasticamente e dá espaço para que o ciclo de vida do cabelo avance para as fases de estabilização e queda.

É neste momento que as mamães costumam se assustar muito! Dos 100 a 120 fios usuais que caiam por dia, algumas mulheres podem perder cerca de 500.

Para acalmar o coração, saiba que essa queda tende a acontecer naturalmente, porque o cabelo cresceu muito durante meses e agora precisa dar espaço aos novos fios que apontam no couro cabeludo. Além disso, o nível de estresse e noites em claro também podem contribuir para a queda.

Mas é tudo temporário!

Para amenizar os impactos, separamos algumas dicas especiais:

  • Tenha calma e jamais deixe o cronograma capilar de lado;
  • A alimentação rica em proteína e em nutrientes que fornecem vitaminas importantes para o corpo é essencial. Carne, leite, ovos e castanhas são alguns dos exemplos;
  • Dê o respiro que o cabelo precisa. Deixe a química de lado por mais um tempo, ok?
  • Não lave os fios diariamente. Isto ajudará na desaceleração da queda;
  • Sempre que for aplicar máscara de tratamento, massageie bastante o couro cabeludo para ativar os nutrientes e o crescimento saudável;
  • Cuide da sua mente. Quais são as atividades que aliviam o seu estresse?

Viu só? Não tem fórmula mágica! A fase da gravidez é linda e cheia de novidades. Não há problema algum em ter dúvidas em como proceder com os cuidados que o corpo precisa, ok?

Não se esqueça que estamos com você! Que tal nos dizer o que achou do artigo nos comentários abaixo ou entrar em contato conosco para descobrirmos juntas os produtos ideais para os seus fios?

 

Com carinho,

Clorofitum.

Escreva um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *