Progressiva e a rotina de cuidados com o seu liso

Progressiva e a rotina de cuidados com o seu liso

O nosso cabelo é um universo de vida, textura, cor, brilho e possibilidades. E é justamente por isto que há uma multiplicidade de escolhas que podem ser feitas com ele: mantê-lo enrolado, crespo, loiro, escuro, curto, longo… Ou liso com progressiva sem formol. 

Volume, pontas duplas, mechas ressecadas, fios sem forma, texturização indesejada. Todos esses são fatores que podem trazer insatisfação e a decisão de submeter as madeixas à procedimentos estéticos que tragam resultados de longo prazo. 

E sabe o que é o melhor de tudo isso? As escolhas podem levar em consideração as nossas necessidades, gostos e rotinas – a fim de que a adaptação seja a mais fácil e rápida possível. Se o caminho escolhido for mantê-lo liso, mas sem ter que depender do secador e da chapinha todo santo dia, a química pode trazer o efeito liso duradouro para as suas mechas. 

Neste artigo, vamos tratar sobre os desafios, bons resultados e todos os cuidados necessários para essa transformação e manutenção. 

A progressiva

A progressiva ganhou muita popularidade no Brasil. O método foi se desenvolvendo e ganhou inúmeras opções: de morango, chocolate, leite, entre outras. Normalmente é utilizada por mulheres que querem manter o efeito liso por mais tempo, controlar o frizz e diminuir o volume dos fios. 

No início, a maioria dos produtos e dos profissionais de beleza utilizavam formol para alterar a estrutura física dos fios e promover o efeito liso mais rapidamente. Porém, este reagente químico não causa riscos somente à saúde do cabelo, como também é extremamente prejudicial ao nosso sistema respiratório. 

Seu efeito agressivo, brutalmente questionado e proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), foi abrindo as portas para produtos que respeitassem mais e fossem mais amigos dos fios.

Foi também a partir desse ponto que se observou que os resultados esperados não se faziam presentes sem uma rotina de tratamentos e de cuidados invejáveis dos fios. Isto quer dizer que, para um liso duradouro e saudável, produtos que restauram as propriedades e nutrientes indispensáveis para a integridade do cabelo são essenciais.

Vamos te contar uma curiosidade 

Já parou para pensar na etimologia da palavra progressiva? Este procedimento químico recebeu este nome porque, a cada manutenção, o cabelo fica mais próximo ao almejado. Ou seja, progressivamente mais liso e progressivamente menos volumoso.

Progressiva combina com TRATAMENTO: proteja o seu cabelo 

Assim como tudo na vida, a progressiva também pode apresentar desvantagens para couros cabeludos sensíveis ou para cabelos que não estejam devidamente preparados e bem nutridos, como descamação, pontas quebradiças e até queimaduras. 

Inevitavelmente, ao passar por um procedimento químico, a estrutura e fibra capilar sofrem alterações. Muitas vezes, mesmo com toda a pré-preparação, as madeixas ficam extremamente fragilizadas e sem texturização. 

E isto é usualmente visto e extremamente normal, já que mudanças estão acontecendo. Exemplifiquemos: imagine a sua rotina de trabalho e de estudo que você já está acostumada há anos. De repente, você recebe uma promoção, mas deve trabalhar em outro estado do país. Obviamente, a promoção é algo muito esperado e almejado por todos, mas, como envolve mudanças, é preciso se preparar e se adaptar ao novo. Certo? 

É exatamente disso que o cabelo com progressiva precisa: preparação e adaptação à mudança. 

DICA 1: Use produtos específicos para cabelos com progressiva 

Por produtos específicos entende-se aqueles que foram desenvolvidos estritamente para cuidar, preservar e nutrir cabelos que passaram pela transformação química. Os desenvolvedores entendem as urgências e faltas desses fios e, por isso, deram origem a produtos focados na necessidade. 

Portanto, invista em produtos para cabelos alisados (e não somente para cabelos lisos) e os que focam no pós-química. 

DICA 2: Cuidado na hora de lavar 

A dica essencial neste ponto é que um cabelo com progressiva não deve ser lavado todos os dias. Além disso, devemos priorizar shampoos que promovam limpeza suave.

Isto tudo para que o efeito do liso permaneça por mais tempo 🙂 

DICA 3: Brazilian Coffee como você nunca viu

Desenvolvido com um exclusivo óleo de café, cultivado nas montanhas de Minas Gerais, a linha Brazilian Coffee foi pensada levando em consideração as necessidades de cabelos com progressiva: restaura a elasticidade e a maciez dos fios, garante os nutrientes indispensáveis e promove o efeito liso por mais tempo. 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Clorofitum Cosméticos Oficial (@clorofitumcosmeticos) em

Linha Brazilian Coffee, desenvolvida pela Clorofitum Cosméticos. Saiba mais

DICA 4: Muito protetor térmico nesse cabelo! 

Processos químicos já são agressivos aos fios. Por isso, tudo o que pudermos fazer para amenizar os impactos é importante. Sempre que for utilizar secador, chapinha ou ficar exposto por muito tempo ao sol, use um protetor térmico e mantenha o cabelo mais protegido. 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Clorofitum Cosméticos Oficial (@clorofitumcosmeticos) em

Um dos efeitos para um liso mais duradouro da progressiva é criar uma “capa” em volta de cada fio. A grande desvantagem é a dificuldade dos nutrientes e da oleosidade natural do cabelo chegarem até os fios. Portanto, quanto mais cuidados oferecermos, mais pertinho vamos chegar de cada mecha. 

O seu cabelo precisa de você para ter saúde e continuar vivo e forte. Estamos juntas nessa! 

 

Com carinho, 

Clorofitum.

Escreva um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *