Tudo sobre queratina para você usar sem medo!

Tudo sobre queratina para você usar sem medo!

A QUERATINA

A queratina é uma proteína composta por 21 aminoácidos que formam a estrutura das nossas unhas e do cabelo.  Nos nossos fios, ela é responsável por cerca de 80% da composição. Uma grande responsabilidade, né? Agora imagina essa queratina recebendo todo o dano externo que o nosso cabelo sofre ao longo da vida: água do mar, sol, alisamento, coloração e descoloração, água quente, cloro de piscina, secador no modo quente, prancha, babyliss… Tudo isso faz com que o nosso fio vá perdendo essa queratina natural, retirando a saúde dessa fibra capilar e fazendo com que seja de extrema importância repor essa proteína.

Como saber se o meu cabelo precisa de queratina?

Todo o cabelo que sofre com agressões externas, levando em conta que nenhum cabelo escapa dessa, precisa de reposição de queratina. Algumas agressões (químicas, temperaturas altas nos fios) pedem uma reposição maior de queratina por danificarem mais os fios. Já os danos do dia a dia, como sol e poluição, também causam essa perda, mas de uma forma mais amena. De qualquer forma, é importante repor essa proteína com a periodicidade ideal para cada cabelo e usando os produtos e técnicas certas. Assim, ela não acumula e nem falta.

Já quanto ao aspecto dos fios, a falta de queratina deixa o cabelo elástico, fragilizado, ressecado, seco ou quebradiço, dependendo do nível de dano que o fio teve. Mas uma regrinha vale ouro: quanto menos saudável o aspecto do cabelo, mais atenção ele vai precisar.

Cuidados com a queratina

A queratina é fundamental para formar fios saudáveis, mas, como tudo em excesso, tem um perigo: deixar o cabelo pesado, com aspecto duro e susceptível à quebra. Como essa proteína constitui o fio, chega um momento em que ela apenas é depositada e não absorvida, já que não há espaço ou necessidade dela na estrutura do fio naquela situação. Por isso, é fundamental conhecer tanto o seu cabelo quanto a queratina que está sendo aplicada nele.

A nossa linha Keraceutic possui queratina vegetal, extraída de cereais como batata, milho e trigo. Ela possui os mesmos benefícios de uma queratina animal, sem deixar os fios enrijecidos e pesados. Essa queratina vegetal possui uma liberação gradual que deposita na fibra sem o risco de quebra dos fios, pois ele só absorve a quantidade de queratina que o cabelo precisa. Ela se mantém no fio, mas, por ser absorvida gradualmente, o excesso vai se perdendo à medida em que o cabelo é lavado, fazendo com que a proteína não acumule além do que o cabelo precisa, evitando a quebra.

O melhor de tudo é que, ao optar pela queratina vegetal, você está pensando de forma consciente e evitando o sofrimento animal. Mais um ponto positivo para a linha Keraceutic: ela é toda vegana.

É sempre importante lembrar que a queratina faz parte da etapa de reconstrução do cabelo, sendo necessário intercalar sempre com alguma hidratação nos fios. A hidratação vai ser responsável por devolver a emoliência enquanto a reconstrução (com a queratina, nesse caso) vai devolver as propriedades naturais do cabelo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Clorofitum Cosméticos Oficial (@clorofitumcosmeticos) a

 

A LINHA KERACEUTIC

 A linha Keraceutic é super completa e atende a várias necessidades! Quer ver?

A Reestruturação é indicada para cabelos desestruturados e porosos. O passo a passo é o seguinte: primeiro você lava os cabelos com o Shampoo Estabilizador e depois você mistura 10g da Queratina Anti-Quebra com 10g de Choque Molecular, aplica nos cabelos e faz uma pausa de 15 minutos. Aí você enxagua os fios, espalha uma pequena quantidade do Leave-in Finalizador e escova, prancha ou modela os cachos, da forma como já está acostumada ou acostumado.

A Recarga de Queratina nós indicamos para o tratamento dos cabelos opacos. Primeiro você lava com o Shampoo Estabilizador e depois aplica a Recarga de Queratina nos cabelos úmidos e deixe agir por 5 minutos. Se desejar, enxágue, ou apenas finalize da forma que achar melhor, escovando, pranchando ou modelando os fios.

Para quem frequenta praia, piscina e tem o cabelo danificado por agressões solares, indicamos o tratamento para proteção capilar. Nele você lava os cabelos com o Shampoo Estabilizador e depois aplica o Leave-in Finalizador. Você pode optar por duas formas: massagear por 2 minutos e enxaguar, como um condicionador, ou aplicar e deixar nos fios, protegendo na exposição ao sol ou mesmo no dia a dia. É muito prático levar os dois produtos para uma viagem para a praia, por exemplo, e levar o Leave-in para passar o dia. Assim você não perde a diversão e o sol, sem se sentir culpada ou culpado pelas agressões ao cabelo. Lembrando que o nosso Leave-in é de uso obrigatório!

Por último, o tratamento indicado para cabelos fracos e quebradiços é com o Choque Molecular. Você lava os cabelos com o Shampoo Estabilizador, aplica o Choque Molecular, massageia e deixa agir por 15 minutos. Enxagua, aplica o Leave-in Finalizador e escova, modela os cachos ou prancha os fios, finalizando como tem costume.

Dá para ir adaptando de acordo com a sua rotina e as suas necessidades, usando um mesmo produto para várias funções. Assim você economiza espaço, dinheiro, tempo e ainda gera menos lixo, reduzindo o número de embalagens. Com todas essas dicas você já pode usar a queratina nos cabelos sem medo, respeitando sempre as necessidades do seu fio.

Prontos para arrasar com os cabelos por aí? Se ficou alguma dúvida, é só comentar aqui que eu te respondo!

 

2 Comentários

  • Roberta Alves de Matos Posted fevereiro 10, 2020 11:30 pm

    Gosto muito dessa linha maravilhosa

    • Marketing Clorofitum Posted fevereiro 12, 2020 1:25 pm

      Essa linha é mesmo incrível né, Roberta?

Escreva um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *