Inflamação, pelos grossos e pele facial: saiba tudo sobre a sua barba

Inflamação, pelos grossos e pele facial: saiba tudo sobre a sua barba

No mês em que se comemora o Dia dos Pais, não poderíamos deixar de fazer um artigo dedicado a eles. Para os papais estilosos, que investem em barbas para compor o visual, temos explicações e dicas infalíveis. 

Muitas pessoas não sabem que, assim como os nossos cabelos e pele do corpo, a barba também precisa de cuidados para que cresça com pelos saudáveis, sem caspas e brilhosos. 

Além disso, devido ao fato de que a pele do rosto é mais sensível, se não cuidada devidamente, os pelinhos podem causar complicações e inflamações. 

Mas claro que você, papai, quer continuar com a sua barba super estilosa, né? Neste artigo, vamos desvendar o que você não sabe sobre este seu xodó e como cuidar cada vez melhor dele. Acompanhe! 

Ok, mas por que devo cuidar da barba? 

Te convidamos a pensar nas manias que você tem com a sua barba: fica enrolando os fios quando está pensando, puxa a barba quando está nervoso, fica deslizando os dedos pelo bigode toda hora ou a sua mania é de só ficar coçando mesmo? 

Seja qual for, ela mostra o quanto de contato por dia você tem com a barba. Se você decidir tirá-la por completo, aí que vai perceber mesmo o quanto a barba já se tornou a “maquiagem do homem”: ela faz parte de você!

Ao cuidar dela, além de proporcionar uma aparência melhor aos fios, também cuida do seu rosto. Atente-se a estes cuidados essenciais: 

  • Os pelos precisam ser hidratados para diminuir as chances de ressecar a pele e causar inflamações indesejadas; 
  • Assim como o cabelo, caspas também podem aparecer na barba. Por isso, é importante que se faça uma limpeza mais profunda com shampoos específicos;

– O Balm é um produto que auxilia na remoção de impurezas que acumulam nos fios; diminuindo as irritações na pele e atuando como um calmante e protetor eficaz.

Você ama usar barba mas não sabe como lidar com as consequências indesejadas?

Inflamação, pelos encravados e pele ressecada são algumas das consequências indesejadas de uma barba mal cuidada. 

Nos homens que têm barba, a inflamação da pele ocorre muito na região do rosto. A principal causa são os pelos encravados, que não conseguem romper a camada mais superficial da pele para serem livres. 

Consegue imaginar o principal motivo pelo qual os fios encravam? Acúmulo de células mortas pela falta de esfoliação (para remoção das impurezas) e hidratação (para evitar o ressecamento da pele). 

Sim! Lembra sobre os cuidados que falamos no tópico anterior? Eles são indispensáveis. 

Além disso, devido à maior sensibilidade da pele do rosto, há cuidados específicos a serem tomados para não irritar a superfície facial: utilize a lâmina adequada para a sua pele, shampoos próprios, creme ou espuma específicos para barbear e não deixe de manter a hidratação em dia.

Dica de ouro: os produtos para barba desenvolvidos com Balm são ótimos devido aos seus componentes para relaxar os fios, mantê-los mais alinhados, moldados e hidratados. 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um produto que promove maciez e hidratação aos cabelos, barba e bigode: Balm Condicionante da Black Coffee Barber 💚

Uma publicação compartilhada por Clorofitum Cosméticos Oficial (@clorofitumcosmeticos) em

Está evitando ir à barbearia por causa da pandemia? Faça de casa mesmo! 

Devido às medidas de distanciamento social, todos nós nos vimos obrigados a fazer praticamente tudo de nossas casas: trabalho, academia, compras, reuniões… e manter os cuidados com o nosso corpo. 

Se você ama usar barba, não quer se desfazer dela de jeito nenhum e precisa de umas dicas para apará-la de casa, aí vai: 

Com tesoura

Passo 1

Antes de tudo, lave a barba com um shampoo específico e hidrate a pele para evitar irritações e suavizar o atrito;

Passo 2

Pegue um pente pequeno e fino e penteie a barba para tirar todos os nós e deixar os pelos mais lisinhos. Os fios que estarão apontando para fora do pente serão os que devem ser cortados.

Neste momento, o pente será o seu guia e divisor do que será cortado. 

Atenção: os fios que não estiverem apontando continuarão compondo a sua barba 😊 

Passo 3

Faça o mesmo na região no queixo.

Observação: se você tiver bigode, use uma cera e penteie os fios para baixo. Corte aqueles pedacinhos que estiverem entrando na boca. 

Passo 4

Com a barba feita e com aquele acabamento de respeito, lave o rosto e aplique um hidratante em todo o rosto. Ele que garantirá a hidratação completa. 

 

Com máquina 

Passo 1

Lave bem a barba com um shampoo específico e seque bem os fios. 

Passo 2

Pegue um pente pequeno e fino e penteie a barba parar tirar todos os nós e deixar os pelos mais lisinhos. 

Passo 3

Selecione um pente maior da máquina e passe-o fazendo movimentos para baixo (no sentido que os fios estarão penteados). Isto evitará cortes mais do que necessários. 

Passo 4

Na região do queixo e bigode, utilize um pente externo fininho junto com a máquina de barbear para auxiliar a aparar só o comprimento. 

Com o tempo, a prática vai ficando cada vez mais fácil e as técnicas vão ganhando forma. Se a aparência não ficar do jeito que gostaria nas primeiras vezes, não se preocupe porque a barba cresce rapidinho 😊   

 

Curiosidades imperdíveis sobre a barba 
  • O rosto de um homem produz cerca de 25 mil pelos faciais a cada 24 horas; 
  • Para que os pelos da barba não fiquem espetando, os cuidados de hidratação e lavagem são essenciais;
  • Pelos grossos não são provenientes da lâmina de barbear. É uma questão puramente genética e hormonal;
  • Devido ao aumento da circulação sanguínea, a barba cresce mais rápido no verão;
  • Os homens gastam mais de 3.300 horas ao longo de toda a vida para cuidar e aparar a barba;
  • Quando a genética não ajuda, há homens que investem em implantes; 
  • O Campeonato Mundial de Barba e Bigode, que reúne representantes de mais de 20 países, acontece desde a década de 90.

 

Estamos com vocês, papais! 

A linha Black Coffee, desenvolvida pela Clorofitum Cosméticos, reúne produtos para barbas de sucesso. A linha está com os barbudos em todas as etapas dos cuidados: limpeza, proteção, alinhamento dos fios, efeito matte e fixação da modelagem. 

Saiba mais sobre a linha Black Coffee

No mês de comemoração do dia dos nossos pais, nada mais justo do que demonstrar que ama oferecendo cuidados a eles, né?

Se tiver alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com a gente.

 

Com carinho, 

Clorofitum. 

Escreva um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *