Cronograma capilar: tudo o que você precisa saber

Cronograma capilar: tudo o que você precisa saber

Você já deve ter ouvido falar sobre o cronograma capilar e os seus milagres, correto? Se não ouviu, chegou a hora de se apaixonar por essa rotina de tratamentos! Ela consiste em três etapas principais que suprem exatamente o que o seu fio precisa, em momentos distintos, seguindo um cronograma. Simples né? As etapas são de hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma delas tem um objetivo, seguindo a necessidade do seu fio. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas para depois entender como construir esse cronograma capilar, beleza?

Primeiro, vamos falar de hidratação!

Ela é a etapa mais conhecida do cronograma capilar e que a maioria das pessoas recorre quando precisa cuidar do cabelo. A hidratação repõe a água nos fios, devolve aquele toque macio e deixa o cabelo livre de ressecamento, repondo os nutrientes perdidos no dia a dia.

Mas como eu sei que meu cabelo precisa de hidratação? Eis o x da questão: todo cabelo precisa ser hidratado com frequência, até aqueles com aspecto super saudável. Ela é a etapa mais básica e nunca pode faltar, justamente porque faz essa manutenção na saúde dos fios.

E como eu procuro os produtos certos? É só procurar pelos produtos a base de aloe vera, lanolina, pantenol, vitaminas e extrato vegetal, por exemplo. Na hora de escolher é muito importante ler o rótulo! Ele vai indicar todos os ativos do produto e você vai conseguir encaixar na melhor etapa. Lembrando que alguns ativos podem se encaixar em mais de uma etapa do cronograma capilar, por isso é super importante ler o rótulo e até mesmo perguntar para a marca sobre qual etapa o produto se encaixa melhor.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Clorofitum Cosméticos Oficial (@clorofitumcosmeticos) a

E o que é nutrição?

A nutrição é a etapa que ajuda a proteger os cabelos, repondo lipídos, alinhando e fechando as cutículas. Ela mantém aquela oleosidade natural dos fios e é ótima para tirar o ressecamento. 

Beleza! Mas o que eu faço? Você pode usar produtos que tenham óleo na composição. Eles, por si só, já ajudam bem a nutrir os fios. Outra dica boa é fazer o processo de umectação, que consiste em passar algum óleo vegetal nos fios e deixar agir por algumas horas, lavando em seguida.

A gente indica muuuito essa etapa para as crespas e cacheadas, já que a curvatura dos fios faz com que seja um pouco mais difícil que a oleosidade natural chegue nas pontas. E se o seu cabelo estiver muito ressecado é hora dessa etapa também!

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Clorofitum Cosméticos Oficial (@clorofitumcosmeticos) a

Chegamos na reconstrução!

Essa é naquele momento em que o cabelo já sofreu bastante com processos químicos e calor, por exemplo. Se os seus fios estão finos, quebradiços e porosos, a reconstrução repõe a massa perdida e devolve proteína (principalmente queratina), dando mais força e encorpando, devolvendo aquele aspecto saudável. É um tratamento bem mais profundo que os outros.

E como eu faço? Procurar por produtos a base de queratina, colágeno, creatina, arginina, cisteína e aminoácidos. O principal deles é a queratina, já que ela compõe cerca de 90% do nosso fio. Mas é muito importante estar atento à forma e a frequência em que esse tratamento é aplicado já que, por ser mais profundo que os outros, ele pode causar efeito contrário se for feito de forma exagerada.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Clorofitum Cosméticos Oficial (@clorofitumcosmeticos) a

Agora vamos ao cronograma capilar!

Temos três opções de rotina e você pode escolher a que se adequa melhor à condição atual do seu fio. Testa por um mês, seguindo a ordem de tratamento durante as semanas e vai percebendo como o seu cabelo reage à cada uma dessas etapas e como está sendo o progresso. Dessa forma, você vai adaptando uma rotina que seja toda pensada para você.

Se o seu cabelo estiver muito danificado, ressecado, sem fio, com pontas duplas e ralas, segue essa aqui:

1ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

2ª semana: nutrição – hidratação – nutrição

3ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

4ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

Se o seu cabelo até está um pouco danificado, mas de uma forma mais sutil, sem muito química ou agressão externa, comece por essa rotina:

1ª semana: hidratação – nutrição – hidratação

2ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

3ª semana: hidratação – nutrição – hidratação

4ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

Se o seu cabelo está saudável, sem nenhum tipo de química, incluindo coloração, essa é a melhor rotina para começar:

1ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

2ª semana: hidratação – nutrição – hidratação  

3ª semana: hidratação – hidratação – nutrição  

4ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

Lá vai a dica:

Transforme esses tratamentos numa rotina de cuidados com você! Quando for lavar os cabelos ou aplicar produtos que podem ir na raiz, aproveita e faz uma massagem no seu couro cabeludo. Coloca uma música bacana enquanto o produto age (com o chuveiro desligado ein), aplica uma argila no rosto, lê aquela sua parte preferida de um livro bacana, liga pra alguém que te faz bem ou só fecha o olho e relaxa. Esse momentinho com você mesma ou mesmo que torna o cuidado incrível.

É isso! Cuidem muito das madeixas e não esquecem de beber bastante água!

Escreva um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *